quinta-feira, 9 de outubro de 2008

American way of lie


Sabem aquela de que não se pode enganar todos o tempo todo? Pois é, junto com a bolsa, a máscara da America está caindo. Agora, para salvar seu sistema financeiro, injetam 700 bilhões de grana do povo em empresa de barão. O socialismo, aquela antiga doutrina do capeta, assim se chamava por socializar tudo. Piscinas quentes e fossas sépticas, estação espacial e lata de sardinha mofada, lucros e prejuízos. Por isso, por dividir o pão e o peixe, era taxada de coisa da satã. Enquanto isso, juntar, empilhar, cercar e colocar segurança armado na porta da caixa forte e cobrar juros das migalhas emprestadas, não. Isso era santo. Assim, pregava o abençoado capitalismo. Mas agora que o castelo de cartões de crédito ruiu, vão socializar o terremoto. O lucro era monopólio meu, o prejuízo eu divido com quem ainda nem nasceu.

Meus caros amigos, essa tal crise é de valores. Mas não dos que se aplica em bolsa. Eu até entendo a luta, o anseio natural de ganhar uma bolada. Todos estamos nessa luta em menor e maior grau. Um milhão da estabilidade, firma a mão, compra tudo que Casas Bahia vende e paga faculdade dos pequenos. Agora, depois do milhão, correr atrás do bilhão, do trilhão, do quacquilhão, não. Isso é caveira. E caveira leva faca. Eu ando sem muito na carteira. Mas ando sem cartão. O Cazuza cantava que o cartão de crédito era uma navalha, tem gente que desfila por aí que chama cartão de Deus. Na revista Caras, onde quem tem tv de tela fina é fino, todos seguem esse culto. Todos sorriem, todos tem planos de viagens, de negócios, de casamentos, divórcios e de abortos. Com crédito tudo é graça. Com crédito você é cego que usa óculos Prada. Ninguém pede por luz na praia de sol. Ninguém reza por milagres quando está subindo. Agora que a turbina de papel explodiu e o piloto caolho tateia os comandos, talvez, comos os cegos do Saramago, nos demos a mãos e procuremos por um pouso melhor.

8 comentários:

Karla Hack dos Santos disse...

O consumismo desenfreado que hoje se vê é com certeza um dos maiores vilões sociais...
A inversão de valores é algo que só com muita conscientizção, muito desprendimento e um pouco menos de individualismo poderemos ter resultados positivo...
Bom post!

;D

bjus

Unknown disse...

É "anseio", seu analfabeto funcional! Vá ler dois livros antes de falar merda sobre política, mongolóide!

Anônimo disse...

olha só quem fala.

Anônimo disse...

BAH!SHOW DE BOLA O TEXTO É BOM PARECE UM POUCO LÍRICO,MAS AINDA ASSIM É BOM CHAMA ATENÇÃO PRA UM ACONTECIMENTO GLOBAL QUE AFETA A TODOS DESDE UM MILHONÁRIO AMARICANO ATÉ UM CRIANÇA POBRE NA AFRICA!SERIA MELHOR SE FOSSE CANTADO PELA SHAKIRA!!GOSTEI DESTE CARA ELE É PREOCUPADO COM ALGO QUE SIM É CONSISTEMTE!!!DESCORDO DE QUEM DISSE QUE O TEXTO É SEM CONTEUDO TEM ATÉ CAÇA PALAVRAS "CADA ERRO DE PORTUGUÊS VALE UM PONTO".HE.HE.HE.HE...

Tania Montandon disse...

Excelente texto, sintético, crítico na medida certa, provacante e muito verdadeiro. Enquanto ficarmos na comodidade como se nada tivesse acontecendo, enquanto não melhorarmos a educação é disso pra pior que ainda tendemos a ter que encarar.

bjos

Leonardo disse...

Excelente post!
Vc escreve muito bem!

Abraços!

gaspar bezerra disse...

caraca ezsees caars so querem saber de lucrar ai agora pegaram um buxo

SANLEMOS disse...

O primeiro paragrafo do post esta bem interessante para reflexões importantes.

O segundo parece mais dor de cotovelo. Não existe um sistema econômico perfeito na minha opinião, o velho socialismo tem idéias fantásticos mas na pratica tem estrutura rígida e quase sempre é mantido sob sistemas governamentais autoritários.

Em cuba a saúde é igual para todos( fugindo do tratamento especial que são dados para algumas autoridades e famosos) não se vê crianças pedindo na rua ... o poco que se tem é distribuído. Quem se destaca são esportistas e politicas alguns cientistas, o resto recebe ajuda do governo. No entanto muitos se acomodam e o país para no tempo.

No outro lado o capitalismo que te da oportunidades e "esperança" mas se não aproveita ele te castiga(por isso movimenta as coisas). No nosso caso onde o administração pública é corrupta (considero SCS uma exceção até mesmo dentro do estado, a população chega junto e a prefeitura tem que responder, os funcionários fora da esfera de cargos eleitoreiros, trabalham bem e são conscientes de que o que fazem é para a cidade e não para o prefeito) e máquina governamental é cara no Brasil. Imagina se fosse socialista onde tudo é controlado pelo governo... No sistema de saúde se tem grana muito bem terá uma medicina comparada com as melhores do mundo se não fila do SUS pra ti. Dai seja o Deus quiser.

Um meio termo entre os dois sistemas( os radicalismos estão em baixa) acredito que seja o mais próximo do ideal algo entre a China e a Suíça. Sistema governamental limpo, descente e máquina administrativa enxuta em termos de custos. E com o minimo de condições tipo Escola com moradia, refeições e educação de qualidade ... se quiser melhorar de vida .... Terá todas as ferramentas...